14/8/2020 – Sistema de Gestão de Armazém – WMS, está em fase atual de funcionamento com o PSA Group (Peugeot Citroen), é uma plataforma logística em zona primária para exportação brasileira, um sistema de gestão de estoques, armazéns e centros de distribuição que se integra a cadeia de suprimentos (Supply Chain)
O Centro Unificado de Fronteira – ACI, localizado em território argentino na fronteira das cidades de Santo Tomé e São Borja/RS, implementou um novo sistema para controle logístico integrado que possibilita o recebimento para a armazenagem e consolidação da carga em recinto alfandegado de zona primária no modal rodoviário, sob controle aduaneiro, em regime de entreposto de mercadoria enviada com fim específico de exportação.
O Sistema de Gestão de Armazém – WMS – permite receber diretamente as notas fiscais do fornecedor, emitindo autorização de ingresso das mercadorias e expedindo ordem de armazenagem. As etapas seguintes do processo – a recepção da nota fiscal de exportação que referencia as notas inicialmente recebidas e a autorização de ingresso e carregamento do veículo – são feitas diretamente pelo sistema.
O novo programa alimenta com dados o sistema do Portal Único ao Comércio Exterior. Uma vez informada a chegada da carga no sistema, este faz a integração e registro da recepção no Portal. O mesmo ocorre quando do carregamento para exportação, com a recepção da nota de exportação. Também foi implementada funcionalidade para interação e registro de informação no sistema da aduana argentina.
Para os usuários, especialmente empresas OEA, esta modernização permite a eliminação de custos, por não precisar utilizar outros recintos para estocagem da mercadoria. Além disso, exportador e transportador têm módulos específicos de acesso que lhes permitem verificar seus estoques, embarques já realizados e os próximos agendados.